Obs.: A informações a seguir são válidas apenas para a versã Vista do ZoneAlarm.
A vantagem do firewall do ZoneAlarm em relação ao do Vista é que o do ZoneAlarm vai permitir que apenas os programas especificados tenham acesso à internet.
O firewall do Vista permite esse tipo de filtragem outbound (envio de dados), mas o atributo não é ativado por padrão. Mas não é só isso, ele também está bem escondido – não é possível sequer chegar até ele através da interface normal do Windows Firewall.
O firewall do ZoneAlarm, por outro lado, irá exibir um pop-up se um novo programa tentar acessar a internet. O programa será bloqueado até que você o dê permissão.
Instalamos o aplicativo ZoneAlarm num laptop com Vista, e tudo correu sem problemas. Depois de um clique duplo no download de 18MB, surgiu um aviso pedindo o desligamento do serviço VPN da Cisco. Depois de algumas reinicializações – duas até que a conexão sem fio fosse reativada – pudemos estabelecer uma conexão VPN sem problemas. A Check Point, fabricante do ZoneAlarm, afirma ser a primeira do ramo a usar a plataforma API de filtragem do Vista, mas do ponto de Vista do usuário não vimos nada de diferente na interface em comparação à versão do XP testada anteriormente.
A interface traz muitos pop-ups que você pode querer usar ou não, que podem ou não ajudar. Os alertas de conexões outbound podem auxiliar no bloqueio malwares que passam pelo programa antivírus e tentam enviar dados roubados para um repositório na internet, por exemplo, mas é preciso que você saiba como diferenciar se um alerta é de um programa válido ou malware.
Já vimos alerta antes que não fomos capazes de diferenciar. E se você bloquear algo errado, alguns programas podem não funcionar corretamente.
0 comentários:
Enviar um comentário